4C significa “Código Comum para a Comunidade Cafeeira” e é um sistema de certificação líder no mundo para o cultivo e processamento sustentável de café. O objetivo da 4C é ancorar a sustentabilidade em todo o setor cafeeiro. Auditorias independentes de terceira parte asseguram o cumprimento de critérios econômicos, sociais e ambientais para a produção agrícola e o processamento de café, a fim de estabelecer cadeias de suprimento de café sustentáveis e confiáveis.
Os princípios de sustentabilidade da 4C estão definidos no Código de Conduta 4C, que foi desenvolvido num processo abrangente e transparente, envolvendo produtores, o comércio e a indústria do café, bem como várias organizações da sociedade civil de todo o mundo. Em 2007, o Código de Conduta 4C foi implementado e, em 2014, foi revisado em outro extenso processo multissetorial.
A 4C está atualmente ativa em 25 países, onde mais de 400.000 produtores de café, principalmente pequenos produtores, produzem café certificado 4C, cobrindo uma área total de 1,2 milhão de hectares.
Quais critérios são cobertos pelo 4C?
O sistema 4C garante que o cultivo de café não está contribuindo para o desmatamento ou redução da biodiversidade, que boas práticas agrícolas e a proteção do solo, água e ar são aplicadas, que os direitos humanos, trabalhistas e fundiários são respeitados e que os agricultores são suficientemente treinados para aumentar a produtividade e a rentabilidade.
Tecnologias baseadas em sensoriamento remoto ajudam o 4C e seus auditores a conduzir avaliações de risco e verificar mudanças no uso do solo. O 4C utiliza o GRAS (Global Risk Assessment Services), uma ferramenta baseada na internet que oferece informações georreferenciadas abrangentes relacionadas à sustentabilidade sobre biodiversidade, alterações no uso do solo, estoque de carbono e índices sociais. O 4C também permite a medição da pegada de carbono do café.
Os requisitos de rastreabilidade garantem que o fluxo físico do café possa ser rastreado ao longo da cadeia de suprimentos.
Por que usar o 4C?
O 4C aplica um enfoque inclusivo, que se destina a permitir que os produtores de café entrem para a certificação a fim de alcançar um impacto real no campo em um processo de melhoria contínua. O 4C oferece soluções para pequenos produtores e implementa projetos para melhorar os meios de subsistência dos cafeicultores e suas famílias.
Ao usar tecnologias inovadoras para simplificar o processo de auditoria, o 4C melhora a qualidade e credibilidade da auditoria e, ao mesmo tempo, oferece soluções econômicas para todo o setor cafeeiro.
O 4C se baseia em uma ampla iniciativa global de múltiplas partes interessadas. É o maior sistema de certificação para café e bem reconhecido por todas as partes interessadas. Referências independentes mostram que o 4C é um padrão completo e confiável, como, por exemplo, o reconhecimento ‘Silver’ pela Plataforma da Iniciativa de Agricultura Sustentável (SAI).
Diretrizes atendidas
Segmentos Atendidos
Informações Adicionais