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Sustainable Foods Summit São Paulo

O objetivo do Sustainable Foods Summit é explorar novos horizontes da rotulagem ecológica e da sustentabilidade na indústria de alimentos, discutindo questões-chave : como a questão dos orgânicos, comércio justo e outras rotulagens ecológicas podem ir além na sustentabilidade? Com a proliferação de diferentes tipos de rótulos verdes e ecológicos, quais são as perspectivas de uma única forma de sustentabilidade em produtos alimentares? Quais são as melhores práticas para medir performance na sustentabilidade? Que avanços estão ocorrendo na questão dos ingredientes sustentáveis? Que desenvolvimentos estão acontecendo na formulação, produção e marketing de alimentos e bebidas sustentáveis? Tais questões são regularmente abordadas em cada Sustainable Foods Summit.

A quinta edição Latino Americana será realizada em São Paulo nos dias 28 e 29 de novembro. Outras edições acontecerão em 2020: a 10ª edição Norte Americana acontecerá em San Francisco nos dias 22 e 23 de janeiro, a 3ª edição Ásia-Pacífico em Singapura nos dias 30 e 31 de março e a 12ª edição Européia em Amsterdã em junho. Cada edição reunirá algumas das organizações mais influentes envolvidas em sustentabilidade e rótulos ecológicos na indústria de alimentos. Por favor, entre em contato para obter mais detalhes.

Organizado pela Ecovia Intelligence (antes Organic Monitor), o Sustainable Foods Summit é um evento neutro em carbono. A pegada de carbono dos eventos na América Latina, América do Norte e Europa foi determinada através do cálculo de carbono e gases de estufa. Estas emissões foram neutralizadas, investindo em projetos de compostagem de lixo.

 

Quem deve participar?

O Sustainable Foods Summit é concebido para os stakeholders chave da indústria de alimentos, que incluem:

  • Empresas de alimentos e bebidas
  • Fornecedores de ingredientes e de matérias-primas
  • Varejistas e distribuidores
  • Empresas de embalagens
  • Organizações industriais
  • Certificadoras
  • Acadêmicos e pesquisadores
  • Investidores e financiadores

 

Temas

A edição Latino Americana do Summit compreende quatro sessões dedicadas…

  • Melhores Práticas de Sustentabilidade
  • Ingredientes Alimentares
  • Atualizações em Marketing
  • Soluções em Embalagens Verdes

O Summit será realizado no hotel Nobile Paulista Prime de 28 a 29 de novembro.

Nota: este evento será em Inglês e Português com tradução simultânea.

 

Programação

Programa

A edição Latino Americana do Sustainable Foods Summit acontecerá em São Paulo nos dias 28 e 29 de novembro de 2019. O Summit é composto por quatro sessões dedicadas ..

Sessão I: Melhores Práticas de Sustentabilidade

A primeira sessão do Summit começa com uma discussão sobre algumas das questões mais amplas de sustentabilidade na indústria de alimentos da América Latina. Quais são os problemas prementes enfrentados pelas empresas de alimentos e varejistas? Como as empresas estão lidando com seus impactos ambientais e sociais? Como a indústria alimentícia pode ser encorajada a mudar de modelos lineares para modelos circulares?

O palestrante de abertura fará uma ligação entre cultura e alimentos sustentáveis. O palestrante a seguir fará a defesa de uma economia circular: como empresas de alimentos e bebidas podem projetar produtos para que os loops de nutrientes sejam fechados? Outros palestrantes apresentarão estudos de caso sobre a reversão da monocultura, criação de varejistas com desperdício zero e redução de impactos. A sessão termina com uma discussão sobre economia. Embora as empresas de alimentos e bebidas estejam investindo em sustentabilidade, alguns argumentam que isto nem sempre esta vinculado a benefícios comerciais. Como a indústria de alimentos pode mover-se para uma linha de base tripla na qual o desempenho ambiental e social seja tão importante quanto as finanças (lucros)?

 

Sessão II: Ingredientes Alimentares

Esta sessão fornece uma atualização sobre ingredientes sustentáveis que estão sendo aplicados em alimentos e bebidas. Com crescentes questionamentos a respeito das origens e proveniência dos ingredientes, serão apresentadas informações sobre novas tecnologias que fornecem rastreabilidade. Como as novas tecnologias fornecem transparência e rastreabilidade nas cadeias de suprimentos de ingredientes?

A soja, um ingrediente amplamente utilizado, está associada ao desmatamento no Brasil. Uma atualização será fornecida sobre a moratória e a produção sustentável de soja. Quais soluções estão sendo encontradas por mesas redondas de sustentabilidade e esquemas de certificação? Serão apresentados detalhes de novas proteínas vegetais como  alternativas a carne, bem como aromatizantes e adoçantes naturais. Por fim, os palestrantes irão discutir a crescente complexidade dos impactos. Tendo em vista as muitas facetas da sustentabilidade, quais impactos estão se tornando mais importantes? É melhor abordar os impactos ambientais e / ou sociais? E quanto à saúde e qualidades nutricionais?

Sessão III: Atualizações em Marketing

Há uma percepção crescente de que o marketing desempenha um papel fundamental no sucesso de alimentos sustentáveis. Com a apresentação de estudos de caso, esta sessão abrange importantes desenvolvimentos em marketing.

Alguns argumentam que alimentos à base de plantas são o futuro dos alimentos sustentáveis. O consumo de carne e produtos lácteos está relacionado a questões de saúde e ambientais, enquanto frutos do mar trazem riscos de abastecimento. Entusiastas argumentam que uma dieta baseada em vegetais proporciona benefícios ecológicos e para a saúde. A palestra de abertura e os palestrantes subseqüentes discutem os méritos e as perspectivas dos alimentos à base de plantas na América Latina.

Será fornecida também uma atualização do mercado de alimentos orgânicos no Brasil, especialmente levando em consideração que o país esta entrando em novos acordos comerciais. Serão apresentadas histórias de sucesso de produtos inovadores envolvendo sustentabilidade. Para concluir, o painel discutirá o futuro dos alimentos sustentáveis: sejam alimentos à base de plantas ou orgânicos, um grande desafio é o aumento das taxas de adoção. Para esses produtos se tornarem dominantes, eles precisam atrair os consumidores diários. Os obstáculos e possíveis soluções serão discutidos pelos palestrantes.

Sessão IV: Soluções em Embalagem Verde

A crescente conscientização dos consumidores sobre a poluição plástica colocou a embalagem no topo da agenda de muitas empresas. Estima-se que mais de 7 milhões de toneladas de plásticos entram no oceano a cada ano, prejudicando gravemente os ecossistemas marinhos. Um estudo prevê que a quantidade de plástico no oceano irá supercar a quantidade de peixes em 2050. Esta sessão analisa abordagens práticas para reduzir o impacto das embalagens de alimentos e bebidas.

Serão introduzidas metodologias para medir a pegada ambiental das embalagens. Os biopolímeros estão avançando como alternativas sustentáveis aos materiais plásticos; serão fornecidos detalhes de sua aplicação em vários formatos de embalagens. Serão apresentados detalhes de uma nova plataforma de compras que visa tornar a embalagem de uso único uma coisa do passado. Para concluir, especialistas do setor discutirão por que a embalagem precisa evoluir para uma economia circular. Como as empresas de alimentos e bebidas podem fechar seus loops de materiais de embalagem? O caminho a seguir é com a utilizacao de materiais sustentáveis ou removendo embalagens descartáveis?