Notícias

Consultas

23 maio 2022

Boi ‘orgânico’ ajuda a preservar a biodiversidade do Pantanal; entenda a atividade

Abate de animais classificados como orgânicos ou sustentáveis atingiu recorde em 2021; foram quase 40 mil cabeças, o triplo da produção do ano anterior.

https://globoplay.globo.com/v/10577680/

No Pantanal do Mato Grosso do Sul, pecuaristas estão investindo na criação do boi orgânico. A certificação de carne orgânica e sustentável vem ganhando espaço no mercado e auxilia a valorização deste manejo e a melhorar a renda dos produtores.

Para ser considerado orgânico, o boi deve ser criado solto em um pasto e sem adubação química. A ração e a silagem podem ser usadas para alimentar os animais, desde que sejam orgânicas. O sal mineral não pode ter ureia.

A prevenção e o tratamento de doenças são feitos com homeopatia ou fitoterapia. Se o criador precisar recorrer a medicamentos farmacêuticos convencionais, o animal deixa de ser orgânico. Já as vacinas obrigatórias são aceitas.

Atualmente, seis fazendas trabalham com esse sistema de produção no Pantanal.

Há também a criação do “boi sustentável”, que tem como objetivo reconhecer o sistema produtivo tradicional pantaneiro. Para conseguir o selo de “carne sustentável do Pantanal”, o animal precisa: ter nascido na região e ter sua origem rastreada.

A fazenda passa ainda por um processo de certificação estabelecido pela Associação Brasileira de Produtores Orgânicos, criada por pecuaristas do Pantanal.

Fonte: G1