Notícias

Consultas

17 nov 2020

Cearense agropaulo produz em 3 estados

Uma das empresas do Grupo Telles, controlado pelo cearense Everardo Telles, a Agropaulo é uma gigante do agronegócio no Norte e no Nordeste do País, atuando nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins. Na geografia cearense, ela tem fazendas de produção em Jaguaruana, com área de 12 mil hectares dedicados à agricultura e à pecuária. É uma das sete maiores produtoras de leite do Ceará. Produz também silagem de milho e de sorgo consumida totalmente por grandes e pequenos pecuaristas daqui e de estados vizinhos. É a única a produzir fertilizantes e defensivos orgânicos usados nas culturas orgânicas e convencionais e comercializados desde Pernambuco até o Maranhão e, também, em Tocantins. A empresa produz ainda, para o mercado, grãos de milho, além de grãos e farelo de soja. Tem mais: na zona rural de Jaguaruana, no Leste do Ceará, a Agropaulo produz óleos essenciais, comercializados em todo o País. Todos os seus produtos orgânicos têm certificação da empresa IBD Certificações, maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina.

No vizinho Rio Grande do Norte, a Agropaulo tem uma fazenda de seis mil hectares plantados de cana de açúcar, no meio da qual uma unidade industrial fabrica etanol, que é vendido para vários clientes, entre os quais a Petrobras.

No Estado do Tocantins, à beira do rio de mesmo nome, a empresa de Everardo Telles, dirigida pelo executivo Fabiano Mapurunga, também cearense, tem, na região de Ceseara, uma fazenda de 45 mil hectares, na qual produz grãos de milho e de soja e mantém, em criação extensiva, um rebanho de 14 mil cabeças de gado bovino de corte. Vale repetir o que esta coluna tem dito: o melhor do Ceará é o cearense.

Selo arte

Tornaram-se parceiros a Agência de Defesa da Agropecuária (Adagri-Ceará), o Sebrae-Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Ceará) e o Senai-Ceará, que trabalharão juntos para a implantação do Selo Arte para produtos alimentícios produzidos neste Estado. Esse selo certificará a qualidade dos produtos alimentícios de origem animal com origem no Ceará. Trata-sede uma boa iniciativa!

Frustração

Declarou-se ontem frustrado o ministro da Economia, Paulo Guedes. Causa da frustração: nenhuma estatal ele e sua equipe conseguiram privatizar, até agora. Em julho do ano passado, Guedes prometera que, em 90 dias, seriam privatizadas três empresas estatais, entre as quais os Correios e a Eletrobras. Nada disso aconteceu. Ele apontou o culpado: “O aparelhamento do Estado, que tem grande influência no Congresso Nacional”. Na verdade, a palavra privatização é rechaçada pela maioria dos deputados e senadores, que sempre se renderam às pressões das corporações que dominam a estrutura do serviço público nos três poderes da República – o Executivo, o Legislativo e o Judiciário – nos níveis federal, estadual e municipal. O apagão ocorrido no Amapá contribuirá para dificultar a pretensão da equipe econômica de transferir para a iniciativa privada a Eletrobrás. O presidente do Senado, David Alcolumbre, é a principal personalidade amapaense.

Zenir

Festa na rede de lojas Zenir, pilotada pelo empresário José Alves de Oliveira, o Zenir. Nesta quarta-feira, às 9 horas, será inaugurada mais uma unidade da empresa em Fortaleza, a Zenir Móveis e Eletros, localizada na rua Senador Pompeu, 941. É uma das maiores organizações do varejo cearense.

Com fábrica no Ceará, a empresa Vulcabrás Azaleia registrou, no terceiro trimestre deste ano, uma receita líquida de R$ 382,9 milhões – um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado – e, também, um lucro líquido de R$ 43,4 milhões, incremento de 3,8%, se comparado ao terceiro trimestre de 2019.

Para Jair Bolsonaro, não houve, ainda, a vitória de Joe Biden na eleição para presidente dos EUA. Ele, Putin da Rússia e Xi Jiping da China – de ideias e ideologias diferentes – negam-se a cumprimentar o vencedor, até que saia um comunicado oficial ratificando a derrota de Donald Trump. Pense numa eleição cheia de confusão!

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/egidio-serpa/cearense-agropaulo-produz-em-3-estados-1.3009828