Notícias

Consultas

26 nov 2021

Empreendedores da IMEVE S.A. retomam controle acionário da empresa.

A IMEVE S.A, empresa às vésperas de completar 42 anos, é pioneira na pesquisa e desenvolvimento de probióticos para o mercado veterinário, além de medicamentos, suplementos e premixes, para diversas espécies animais. Está localizada em uma área com mais de 6.000 m², em Jaboticabal, interior de São Paulo.

“Há 10 anos, a empresa recebeu o aporte financeiro do Fundo Criatec (gerido pela KPTL e Antera), possibilitando a ampliação da área fabril e portfólio de produtos, crescimento da equipe comercial, investimentos em pesquisa e marketing. Findado o contrato, recompramos a terceira parte e retomamos o controle acionário. Nesta década, nosso quadro de funcionários cresceu exponencialmente, para atender à demanda produtiva. Acabamos de concluir a obra de nosso refeitório, que foi cuidadosamente pensado para oferecer conforto e bem-estar para nossa equipe. Contrariando o cenário mundial e mesmo em meio a uma pandemia, no último ano incluímos mais um turno, já com previsão de um terceiro. A empresa começou pequena e alcançou um patamar de destaque e respeito no mercado. É muito gratificante levar este projeto de vida para níveis muito mais altos. Tamanho crescimento e todas as possibilidades de novos negócios nos levaram a comprar a totalidade da empresa, pois acreditamos muito no potencial da IMEVE”, relata Fernanda Ávila Rigobelo, diretora jurídica e de RH da empresa.

E não foi só a paixão que motivou os empreendedores a recomprar a IMEVE. Gustavo H. Nogueira Costa, diretor técnico da empresa, explica que a diretoria e sua equipe avaliaram diversos indicadores, antes de tomar a decisão. “O mercado está favorável, crescente e muito receptivo à utilização de aditivos naturais, em substituição aos promotores de crescimento, proibidos no mercado externo. E nós temos este know-how. É a nossa essência. Além deste cenário, após muita pesquisa, vamos entrar no mercado agrícola, com inoculantes e outras soluções. A estrutura já está pronta e os produtos em desenvolvimento. Em 2022 começaremos a comercialização. Tivemos um aumento significativo nas exportações para a América Latina. Estamos em nove países e com mais de 50 produtos registrados. Para o mercado nacional, já temos novos produtos e soluções sustentáveis, para lançamento em breve. Além disso, tivemos um aumento expressivo nas terceirizações de marcas próprias. Acreditamos tanto neste crescimento e no potencial da empresa, que a decisão de recompra foi unanime”, conclui Gustavo.

Devido às suas modernas instalações atualmente a IMEVE produz suplementos e aditivos para mais de 14 empresas do mercado.

Segundo Rodrigo Gonzaga, gerente financeiro, “ao longo desta década a empresa apresentou crescimento exponencial significativo em suas receitas, na ordem de 880%, apresentando ainda KPIs contábeis e financeiros extremamente positivos, demonstrando toda sua capacidade financeira e econômica”.

Este faturamento advém de quatro linhas de produtos, sendo aditivos probióticos, suplementos e premixes, saúde animal e pet.

Segundo Wellington Rossitto, gerente nacional de vendas, “a IMEVE tem mantido um crescimento superior ao do mercado e encontra-se num momento áureo, principalmente por oferecer soluções sustentáveis e diferenciadas, primando pela qualidade, com comprometimento e respeito por nossos clientes”.

O gerente industrial, Jean Carlos O. Alves, orgulha-se em explicar que “a IMEVE tem uma das áreas produtiva mais modernas do Brasil, quiçá do mundo, para a produção de suplementos e medicamentos veterinários. Somos certificados pelo selo de Boas Práticas de Fabricação (BPF), assim como pela fabricação de insumos aptos para o uso na produção orgânica (selo IBD). Seus laboratórios de controle de qualidade são certificados com o selo de Boas Práticas de Laboratório (BPL), sempre primando pela qualidade e satisfação dos nossos clientes e parceiros”.

“O foco é a excelência em Pesquisa & Desenvolvimento, com parceria dos mais renomados centros acadêmicos e de pesquisa do Brasil. Nosso diferencial é sermos detentores legítimos da tecnologia de fermentação e liofilização de bactérias ruminais, sendo cepas exclusivas, depositadas em coleção de cultura oficial e registradas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)”, explica o Dr. Fernando Ávila, renomado microbiologista e professor titular da UNESP – campus Jaboticabal.

A parceria entre IMEVE e Fundo Criatec chega ao fim, com excelentes resultados para ambas as partes, gratidão e muito trabalho pela frente.

Fonte: Ass. de imprensa IMEVE