Notícias

Consultas

14 jul 2021

Do oceano para a pele: conheça Oceanwell

Dra. Inez Linke, cofundadora e Sócio-Gerente da oceanBASIS

A Dra. Inez Linke é cofundadora e Sócio-Gerente da oceanBASIS GmbH, uma empresa fundada em 2001 em Kiel, Alemanha. oceanBASIS é especializada em disponibilizar ingredientes ativos do mar para aplicações de saúde e beleza, ao mesmo tempo em que protege e preserva o ecossistema marinho. Junto com sua equipe, a Dra. Linke, uma bióloga marinha especialista, desenvolveu e lançou a marca de cosméticos naturais marítimos Oceanwell em 2001.

NATRUE: Qual é a ideia por trás de Oceanwell?
Inez Linke: Inicialmente, biólogos marinhos investigaram o cultivo de algas marinhas nativas e descobriram que essa aquicultura tem um efeito positivo no ambiente marinho, melhorando a qualidade da água e protegendo o habitat “floresta de algas”. As algas cresceram muito bem na fazenda marinha, e tivemos a ideia de desenvolver produtos para saúde e beleza a partir dela. Por meio de um processo de fermentação especialmente desenvolvido, oceanBASIS obteve os valiosos ingredientes das algas, e este extrato de ingrediente ativo tornou-se a base para os cosméticos naturais de Oceanwell. Mas os Oceanwell são mais do que apenas cosméticos naturais: nossa marca é um autêntico embaixador do uso responsável dos recursos marinhos.

NATRUE: Qual é o “ingrediente estrela” dos produtos da Oceanwell? O que torna este ingrediente especial?
Inez Linke: O ingrediente mais importante de Oceanwell é seu próprio extrato de algas marinhas fermentado. As algas absorvem minerais e oligoelementos diretamente da água do mar em toda a sua superfície e os armazenam em concentrações muito altas. É por isso que eles têm a maior densidade de nutrientes de todas as plantas. Por exemplo, um quilo de algas frescas contém ingredientes marinhos ativos de cerca de 10.000 litros de água do mar. As algas contêm todos os oligoelementos de que o corpo humano necessita. Ao mesmo tempo, eles são ligados organicamente para que o corpo possa usá-los bem. Mais de 80 substâncias diferentes podem ser detectadas nas algas. Os vários grupos de substâncias trabalham em sinergia e, assim, hidratam a pele de forma eficaz, fornecem energia às células, ativam o metabolismo celular e promovem a regeneração e renovação celular.

NATRUE: Como a Oceanwell vê a nova tendência de “beleza azul”? E como você contribui para isso?
Inez Linke: “Blue Beauty” não deve ser apenas uma tendência, mas uma atitude fundamental, porque a “saúde” dos oceanos é muito importante em todo o mundo. Essa é a pedra angular da Oceanwell, que é uma das primeiras marcas a ser certificada pela NATRUE. Com seus diversos ingredientes sinérgicos, as algas marinhas apresentam grande potencial para a cosmética. Além disso, o cultivo de algas marinhas tem um efeito positivo no meio marinho e, uma vez que retém CO2, também um efeito positivo no clima.

O tópico de embalagem também é muito importante para a Oceanwell. Usamos embalagens recicláveis ​​com alta segurança do produto e um bom balanço de CO2. Estamos constantemente pesquisando novos materiais sem plástico adequados para embalagens de cosméticos. Além disso, apoiamos ativamente a conservação marinha com a nossa iniciativa “Proteger o Oceano”: apoiamos a proteção das tartarugas marinhas na Costa do Marfim desde 2015. No final de 2020, o governo da Costa do Marfim anunciou o estabelecimento da primeira área marinha protegida, localizado onde está “nossa” área protegida. Estamos extremamente orgulhosos dessa conquista! Também apoiamos a associação “One Earth – One Ocean” (OEOO) na recuperação de redes fantasmas no Mar Báltico. As redes fantasma são redes de pesca abandonadas que podem se tornar armadilhas mortais para mamíferos marinhos, peixes, aves marinhas e moluscos, e também se decompõem em microplásticos com o tempo.

NATRUE: Qual é o papel da inovação nos produtos da Oceanwell?
Inez Linke: A inovação é um aspecto muito importante para nós. É por isso que também estamos envolvidos em vários projetos de pesquisa sobre o assunto de ingredientes ativos marinhos. Por exemplo, recentemente pudemos incorporar o inovador colágeno oceânico em nossa série OceanCollagen. Também estamos desenvolvendo um protetor solar feito de algas.

NATRUE: O que você diria às marcas que desejam aderir à NATRUE? E para os consumidores que procuram produtos cosméticos verdadeiramente naturais e orgânicos?
Inez Linke: Eu diria que NATRUE é um grande padrão internacional e transparente para verdadeiros cosméticos naturais – Venha e faça parte da comunidade! Se os consumidores querem verdadeiros cosméticos naturais, devem comprar produtos com o Selo NATRUE. Muitos clientes ainda nos perguntam se nossos produtos contêm substâncias como parabenos, silicones, microplásticos, etc. Essas substâncias não são permitidas na Norma NATRUE. Ao ver o selo NATRUE, o consumidor fica tranquilo, pois não há substâncias petroquímicas no produto.

Para obter mais informações sobre a Oceanwell, visite https://www.oceanwell.de/

Baixe esta entrevista aqui.