Notícias

Consultas

05 jul 2021

Granja deixa galinhas ‘soltas’ para produzir ovos caipiras e orgânicos

Animais ficam soltos em parte do dia para que possam ciscar à vontade. Da alimentação ao manejo sanitário, tudo segue regras bem definidas. Isso acaba refletindo nos negócios e a produção só vem aumentando.

Em uma granja de Porto Feliz (SP) voltada à produção de ovos, as galinhas caipiras recebem um tratamento diferenciado. As aves ficam soltas durante parte do dia para que possam ciscar à vontade.

Da alimentação ao manejo sanitário, tudo segue regras bem definidas. Isso acaba refletindo nos negócios e a produção só vem aumentando.

A granja tem 11 galpões. Os menores abrigam três mil galinhas. Já os maiores sete mil. Somando tudo, dá 50 mil aves, todas criadas com uma única finalidade: botar ovos.

Um galpão como este da granja tem uma grande diferença em relação ao das granjas tradicionais: as galinhas ficam soltas. Não há gaiolas e elas botam nos ninhos na hora de fazer a coleta.

A produção começou com Luís Cláudio, um ex-domador e adestrador de cavalos, que há cerca de 35 anos achou melhor mudar de negócio e entrar na avicultura.

Tempos depois, de olho na rentabilidade e no interesse do mercado, ele viu que o caminho dos ovos caipiras e orgânicos era promissor. Deu tão certo que a atividade vem crescendo ano a ano.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 27/06/2021)

https://globoplay.globo.com/v/9635134/

O produtor tem notado que a procura por ovos orgânicos registra um aumento em média de 30%. Foi na onda desse crescimento que um técnico em agropecuária trocou o interior de Goiás, onde trabalhava em uma granja tradicional, para cuidar do manejo das galinhas caipiras em Salto (SP).

Dentro do galpão há ventiladores para os dias mais quentes e os comedouros são automáticos, com hora certa para liberação do alimento. A água é fornecida por um sistema que é acionado pelo bico da galinha. Tudo bem planejado e com um manejo que reflete de diferentes formas.

As galinhas são de uma linhagem que produz ovos vermelhos. Quando a saída é liberada, elas se apertam e disputam espaço para ganhar o ar livre.

Com mais espaço, um terreno com subidas e descidas, o gasto de energia das aves também aumenta, o que tem impacto direto na alimentação. O cardápio é o que a natureza oferece. No galpão, a dieta não tem muito segredo.

As galinhas ficam ao ar livre o dia todo, só voltam para o galpão pouco antes de anoitecer. Embora sejam criadas com essa liberdade toda, não há descuido com o manejo sanitário.

Com o maior número de galinhas no terreno e o galpão mais vazio, a coleta de ovos fica mais fácil. A produção é de 45 mil unidades por dia. Em média, uma galinha põe um ovo a cada 25 horas. Até chegar nesse ponto, são 20 semanas de recria e 76 semanas botando.

Em média, um ovo orgânico é 40% mais caro que o modelo caipira orgânico e 70% a mais que o convencional.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/2021/06/27/granja-deixa-galinhas-soltas-para-produzir-ovos-caipiras-e-organicos.ghtml