Notícias

Consultas

14 jul 2022

HomeBiogas: a pilha de composto moderna

De origem israelense, os biodigestores HomeBiogas são sistemas de microgeração de energia renovável (biogás) e biofertilizante de forma contínua e em escala comercial. São tecnologias baseadas na biodigestão de resíduos orgânicos e estercos animais que oferecem uma solução eficiente e sustentável para gerenciamento de resíduos, totalmente condizente com os preceitos da Economia Circular.

Como uma forma de aproveitar ao máximo todos os produtos da produção rural, os Biodigestores HomeBiogas, assim como a pilha de composto, fazem com que os nutrientes presentes nos resíduos e estercos voltem para o sistema agrícola de forma eficiente.

Para o solo, os nutrientes são convertidos em um caldo rico em macro e micronutrientes, além de elevado teor de matéria orgânica e microrganismos capazes de nutrir e auxiliar os solos nos processos de recuperação da fertilidade e da vitalidade.

Para o ser humano e para o beneficiamento da produção agrícola, o sistema converte os resíduos ou estercos em Biogás para uso no fogão.

Ciclo da Biodigestão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fazendo a gestão de resíduos orgânicos, eliminando a sobrecarga dos aterros, eliminando a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e produzindo energia limpa, a tecnologia HomeBiogas traz resultados socioambientais necessários frente aos problemas atuais.

Biofertilizante Orgânico

Já tendo iniciado o processo para a obtenção de uma certificação pela QIMA IBD como uma ferramenta de produção de biofertilizante orgânico de forma contínua e diária, o sistema HomeBiogas enquadra-se como mais uma alternativa ao produtor orgânico para gerar seu próprio adubo ou compostar estercos e outros resíduos de maneira fácil e ágil.

Ao alimentar os biodigestores HomeBiogás com resíduos orgânicos da produção agrícola ou alimentares, estercos animais, soro de leite, restos de peixes, algas ou o que o produtor tiver em mãos é iniciado um processo microbiológico no qual as bactérias anaeróbicas presentes no biodigestor os transformam em biogás – energia renovável -, que o sistema canaliza para o uso na cozinha, e em um biofertilizante líquido, natural e rico em matéria orgânica, que fortalece e vitaliza o solo.

Esse biofertilizante natural e orgânico, quando livre de resíduos ou estercos transgênicos, nutre e melhora as características do solo, possibilitando que as culturas se desenvolvam, por conter macro e micronutrientes, além de elevado teor de matéria orgânica e microrganismos em sua composição que ajudam nos processos de enraizamento e absorção dos nutrientes pelas raízes.

Legenda: N – Nitrato, P – – Fósforo, K – Potássio, Ca – Cálcio, Mg – Magnésio, S – Enxofre, B – Boro, Cu – Cobre, Fe – Ferro, Mn – Manganês, Zn – Zinco, Na – Sódio e Cl – Cloro;

O Biofertilizante pode ser usado puro ou diluído em água em diferentes concentrações (1:2; 1:3; 1:5 até 1:100). A taxa de diluição vai depender de alguns fatores como:  cultura na qual será usado, do sistema de aplicação (irrigação por gotejamento, canhão auto propelido, sistema de pulverização tratorizado, bomba costal ou regador) e da frequência de aplicação.

Fotos: HomeBiogas Customer Sucess – Vídeos com instruções de uso e aplicações

Com 3 (três) equipamentos instalados no Campus de Ciências Agronômicas da UNESP – Botucatu, o sistema tem sido estudado com diferentes tipos de alimentação (esterco de vaca, esterco de porco e resíduos agrícolas) e seu potencial como adubo para diferentes culturas. Sob orientação da Prof. Dra. Kassandra Oliveira, estudos de graduação e pós-graduação têm sido desenvolvidos para compreender todo o potencial da ferramenta para uso agrícola e em especial para o pequeno/médio produtor orgânico.

Os benefícios são notados na qualidade da produção orgânica, na economia, tanto com o valor economizado com a compra de composto ou esterco para adubar quanto com o biogás usado para cozinhar e, muitas vezes por beneficiar as próprias culturas (fabricação de doces, geleias e compotas de frutas, por exemplo).

Biodigestor 7.0

A tecnologia HomeBiogas já é encontrada em mais de 100 países e em 24 dos estados brasileiros, com parceiros comerciais em todo o território nacional, além da equipe interna especializada para o atendimento e suporte aos clientes. Para Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável, fazer o uso da inovação tecnológica para disseminar a saúde, a qualidade de vida, a economia e a preservação ambiental fazem parte da missão da empresa. “O HomeBiogas, é uma verdadeira máquina de fertilizante que tem contribuído muito nesse momento em que a demanda por este tipo de produto enfrenta problemas no mercado global que afetam também os nossos produtores, sendo assim oferecemos biofertilizante líquido natural, energia renovável em forma de biogás elevamos o desenvolvimento socioambiental cada vez mais longe em nosso país, beneficiando, do campo, a vida na cidade”, completa Toledano.

Para saber mais sobre, acesse www.homebiogas.com.br

Fonte: https://www.mercadoambiental.com.br/homebiogas-a-pilha-de-composto-moderna/