Notícias

Consultas

20 out 2020

Prezados clientes e amigos. Bem-vindos à Bio Brazil Fair – Biofach 2020!

Prezados clientes e amigos. Bem-vindos à Bio Brazil Fair – Biofach 2020!

Precisamos a esta altura ainda discorrer sobre os impactos de COVID em nossas vidas e em nossos trabalhos?

Está claro para todos, não há assunto mais falado do que este atualmente.

Porém, com relação aos nossos negócios, estes foram impactados de diversas maneiras. Há aqueles que tiveram de interromper as atividades, aqueles que lutam para manter-se e aqueles que puderam surfar no aumento de demanda por produtos orgânicos e naturais que a pandemia gerou. Principalmente aqueles que já tinham uma estrutura de vendas e divulgação bem montada na internet e entregas avulsas, foram os que mais se beneficiaram da situação.

O IBD está conseguindo manter-se firme e para isso estamos aqui, para mostrar lhes continuidade e atendimento além de inovações.

Esperamos que esta edição da Bio Brazil Fair 2020 seja agradável e boa em resultados para todos. Vamos fazer o melhor possível dela!

Alguns setores estão em transformação. No IBD adentramos mais ao mundo digital, e como muitos já sabem agora o futuro cliente do IBD poderá solicitar sua proposta de certificação diretamente via web, no site do IBD e administra-la por ali, basta clicar no botão abaixo, entrar com os dados cadastrais e realizar a solicitação que esta apresentando-se amigável e de fácil preenchimento.

Clique aqui e solicite seu orçamento.

Os clientes também estão se beneficiando desta nova onda, gerando trabalhos, cadastros e materiais a serem apresentados ao IBD como parte do processo de certificação com aplicativos informatizados (Apps). O IBD não restringirá a forma de apresentação dos aplicativos, trabalhará com todos quando estes atenderem a demanda de dados necessários para a certificação.

Alguns setores estão tendo este ano aumento significativo como Demeter, Cosméticos, Não OGM e Fair Trade, Vegano e Sem Glúten que chamam a atenção. O mundo orgânico se desenvolve e puxa estes programas com ele. Há razões para tal. Segundo dados de pesquisas feitas em vários países e por várias organizações, quando uma empresa apresenta além da certificação orgânica, uma certificação agregada, qualquer uma destas mencionadas, as vendas aumentam significativamente.

Nunca se falou tanto nos vinhos Demeter (Biodinâmicos)! O mundo dos vinhos tende cada vez mais para a certificação Demeter, os países produtores no mediterrâneo e na América do Sul registram aumentos significativos de área certificada Demeter. Através dos vinhos e também nos cafés e frutas e hortaliças em geral a biodinâmica mostra seu valor conferindo qualidade destacada nestes produtos.

O conceito de orgânico invade novos setores de produção. Cosméticos é um deles. Há movimentação importante na ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – que está em processo de criação de uma proposta de norma de cosmético orgânico para o Brasil, trabalhando em conjunto com a ABIHPEC -Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – e consultando os setores como da ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia – assumimos que em breve teremos chance de ter nossas normas para cosméticos orgânicos o que colocará o pais no rumo certo e permitirá o adequado desenvolvimento deste setor.

Os produtos orgânicos são NÃO OGM – não transgênicos – por princípio, mas esta informação é pouco trabalhada para os consumidores, assim a certificação Não OGM ganha espaço, puxado por consumidores que querem mais garantias e também por consumidores que mesmo nos seus produtos não orgânicos, não querem consumir produtos ou derivados de transgênicos. Tanto para a venda no país como para exportação a venda de NÃO OGMs está em alta.

O consumidor consciente veio para ficar, e aliado a isto está a demanda por produtos socialmente justos, ambientalmente corretos e éticos na sua relação com clientes internos e externos. Mas os orgânicos não representam isso? Não importa, parte significativa do consumo está dando atenção à certificação Fair Trade. O IBD é uma das organizações pioneiras do setor, trabalhando com Fair Trade desde 2004 e um programa robusto e único reconhecido proveniente de um país do sul, um pais em desenvolvimento, por que os que originaram o programa no IBD têm a experiência do que significa o real comprometimento social, ambiental e ético nas relações na produção agrícola e seus produtos.

No âmbito dos cosméticos o IBD iniciará a certificação de produtos Veganos em janeiro de 2021- sempre aliado ao conceito de Cosmético Natural ou Orgânico certificado. A questão vegana não está mais na mão de nichos e grupos pequenos. Seja por questão médica, alergênica ou filosofia, os consumidores buscam cada vez mais por estes produtos. No IBD o conceito vegano sempre estará alinhado à qualidade com a verificação por auditoria presencial também, além de não aprovação de ingredientes não se enquadram nos critérios das normas Natural ou Orgânico o que aumentará a qualificação e desejo de consumo destes produtos.

Os produtos também podem ser sem glúten. Também há razoes para isso. Além das doenças celíacas, está mais do que comprovado que muitos consumidores apresentam diferentes graus de tolerância ao glúten. Restringi-lo em sua dieta pode representar alívio a irritações e mal estar. Pode também representar uma dieta mais saudável para a mente segundo alguns especialistas. Para tanto o selo Qualidade Certificada IBD pode ser usado para mostrar ao consumidor esta característica. Cada indústria tem a sua forma de produzir. No quesito sem glúten, as boas praticas como HACCP, Boas Praticas de Produção são fundamentais. Em todos estes programas você encontrará solução no IBD que fará auditorias e testará o sistema de produção conjuntamente, adicionando à imagem da processadora de alimentos estas características importantes.

A certificação de palma sustentável RSPO – Round Table on Sustainable Palm Oil ou Mesa redonda de Óleo de Palma Sustentável – passa a ser cada vez mais importante também. Para consumo em alimentos, se não há orgânico, o selo RSPO pode indicar que o óleo presente nos alimentos é certificado sustentável, o que garantirá qualidade ambiental, social e de gestão agrícola superiores e de não desmatamento recente. A partir de janeiro de 2021 o IBD em seu programa de cosméticos irá se preocupar mais de que os derivados de palma utilizados, sejam de origem certificada quando disponíveis.

No quesito sustentabilidade, além do RSPO, o IBD apresenta várias soluções e possibilidades. Rain Forest Alliance (Aliança para Florestas), Union for Ethical Biotrade (União para Comercio Bioético), Farm Sustainability Assessment (Avaliação de Sustentabilidade de Fazendas) – e 4C – Código Comum para a Comunidade Caffeeira -, são algumas das possibilidades, quando a demanda é certificação sustentável.

Consulte o nosso site (www.ibd.com.br) ou contate-nos (+55 14 38119800).

São muitas as atualizações! Dentro disso tudo esperamos também ao longo de 2021 apresentar novos programas de certificação para os clientes e o público em geral. Nesta direção esperamos apresentar novos desenvolvimentos com outros produtos digitais em breve.

Visite o nosso stand eletrônico na Bio Brazil Fair 2020! É grátis e fácil de acessar!

Uma boa feira a todos! Venha conversar com agente nas salas disponíveis no site da feira!

Clique aqui e acesse a feira.

Alexandre Harkaly
Diretor Executivo IBD