Notícias

Consultas

14 jan 2020

SAMPEDRO APOSTA NOS ALGODÕES ORGÂNICOS E FIBRAS RECICLADAS

“Como nos preocupamos com a sustentabilidade, na coleção que trouxemos a Frankfurt apresentamos algodões orgânicos, fios com fibras recicladas, misturas com cânhamo e bambu, bem como tecidos com fios tingidos com corantes naturais”, diz Simão Moreira Gomes, presidente da Sampedro, empresa que há mais de 30 anos expõe na Heimtextil, a mais importante feira do mundo de têxteis lar que abriu hoje as portas e decorre até sexta feira.

Peças em linho, misturas de linho com algodão e algodão 100% marcam também presença na coleção da Sampedro, que trabalha os segmentos de cama, mesa e banho com artigos em jacquard, dobby e estampados, em variadíssimas contexturas e diferentes composições.

A Sampedro é uma das 78 empresas portuguesas que estão a expor na Heimtextil e que amanhã serão visitadas pelo secretário de Estado da Economia, João Correia das Neves, que estará em Frankfurt a convite da ANIT-Lar (Associação Nacional das Indústrias de Têxteis Lar).

A presença From Portugal na maior feira mundial de têxteis lar conta ainda com três espaços promovidos pela Selectiva Moda –  dois fóruns onde estão exposto um best of dos produtos que as empresas portuguesas trouxeram à feira (foto), e ainda o Green Circle, que resulta de uma parceria com o CITEVE.

A industria portuguesa de têxteis lar é a maior produtora europeia de roupa de cama e de mesa, sendo responsável por 1/3 do consumo destes bens na UE. “A nível mundial, entre 180 países, somos o 5º maior fornecedor de felpos, o 6º de lençóis, o 8º de colchas, 0 10º no segmento mesa e o 15º nos cobertores e mantas”, afirmou Ribeiro Fontes, secretário geral da ANIT-Lar em declarações ao Expresso.

Empregando cerca de 15 mil trabalhadores em cerca de um centena de empresas, a industria portuguesa de têxteis lar tem o seu centro de gravidade em Guimarães e exportou 766 milhões de euros em 2018, valor que deverá ter conhecido uma ligeira quebra em 2019 – entre janeiro e setembro último as vendas no mercado externo registavam uma queda de 2,8%.

Fateba em busca de novos mercados

“A Heimtextil continua a ser a feira de têxteis-lar mais relevante no cenário internacional. Trouxemos para Frankfurt produtos têxteis/jacquard de mesa e cozinha, esperando com estas novidades angariar novos mercados e reforçar os já existentes”, afirma Pedro Gama, diretor comercial da Fateba.

Coton Couleur com um olho nos mercados asiáticos 

“O grande destaque é uma cama com roupa de sustentável, para além de toda uma panóplia de não só cores novas com novos valores acrescentados, bem como materiais e texturas novas e estampados”, explica Carlos Carvalho, CEO da Coton Couleur, empresa 100% exportadora, que acredita que a coleção que trouxe à Heimtextil irá chamar a atenção do público em geral.

A Coton Couleur espera assim consolidar o mercado europeu e ainda “ter compradores dos EUA, bem como asiáticos, que vem aumentando ao longo dos últimos anos, nomeadamente japoneses, coreanos e também australianos, entre outros”, conclui Carlos Carvalho.

Têxteis Penedo aposta no cork-a-tex

“A Heimtextil é a principal montra de têxtil lar do mundo, representando uma das melhores oportunidades para mostrarmos o que de melhor fazemos. Por isso trouxemos a Frankfurt várias novidades em todas as linhas da nossa oferta para o lar, hotelaria e decoração, com algum destaque para os produtos fabricados com o nosso fio Cork-a-Tex”, diz Xavier Leite, CEO da Penedo.

Desta sua participação na edição 50 da Heimtextil, a Têxteis Penedo espera “manter o posicionamento de mercado, com a apresentação dos nossos produtos inovadores com a qualidade elevada com que fabricamos. Esperamos encontrar potenciais compradores de todo mundo” – conclui Xavier Leite.

Villafelpos já tem reuniões marcadas

A Villafelpos está em Frankfurt com objetivos bem claros. “É uma feira têxtil a nível mundial e é sempre bom estar presente. Já temos reuniões marcadas e este ano vamos apresentar uma nova colecção, com uma gama de produtos diferenciados”, adianta Cristina Galvão, diretora comercial da empresa de Guimarães.

A. Ferreira & Filhos com soluções eco-sustentáveis

“Soluções eco-sustentáveis são o alfa e ómega da coleção feita especialmente para a Heimtextil”, explica Noel Ferreira, CEO da A. Ferreira & Filhos, acrescentando que este é “o maior certame mundial do género, e, por isso, a participação em feiras que menos dúvidas oferece do ponto de vista do private label”.

Fonte: http://jornal-t.pt/noticia/sampedro-aposta-nos-algodoes-organicos-e-fibras-recicladas/