Notícias

Consultas

19 jun 2020

UE planeja crescimento da agricultura orgânica

A União Europeia (EU) pode estabelecer uma meta de um quarto das terras agrícolas na Europa a serem cultivadas organicamente até 2030, com um objetivo adicional de reduzir o uso de pesticidas químicos em 50%. O plano para aumentar a quantidade de agricultura orgânica na Europa deve ser incluído no mais recente esboço da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, programado para ser publicado ainda este mês.

A proposta de reduzir o uso de pesticidas e nitrogênio, ao mesmo tempo em que aumenta o uso de métodos integrados de manejo de pragas, foi incluída no rascunho da estratégia Farm to Fork (F2F), que ficará ao lado da estratégia de biodiversidade. De acordo com especialistas de Bruxelas, o último texto preliminar dos planos sugere que mudanças transformadoras são “urgentemente necessárias” para reverter a tendência de perdas de biodiversidade.

Eles afirmam que a agricultura orgânica é a “prática agroecológica mais conhecida e regulamentada”, mas reconhece que também haveria a necessidade de medidas para aumentar a demanda por produtos orgânicos por meio de um plano de ação da comissão. O documento também sugere que pelo menos 10% da área agrícola em uso deva ser restaurada como paisagens de alta diversidade.

Embora tenha havido um forte crescimento na agricultura orgânica na Europa na última década, a extensão do setor varia consideravelmente entre as regiões da UE, portanto essa meta seria uma mudança significativa. Em toda a UE-28 em 2018, a agricultura orgânica representou apenas 7,5% da área agrícola total utilizada, ou 13,4 milhões de hectares.

Por: AGROLINK –Leonardo Gottems