Notícias

Consultas

22 jan 2024

Estratégia de sucesso da Alltech Crop Science com Certificação para atendimento ao mercado de produção orgânica, via QIMA IBD

A Alltech® Crop Science do Brasil teve um grande aumento nas demandas e volumes de venda após a certificação de Insumo Aprovado, suprindo o propósito no crescimento de soluções sustentáveis para a agricultura moderna.

Antes conhecida como Improcrop, a empresa uma das mais antigas clientes da QIMA IBD, tendo completado, recentemente, 15 anos de certificação. Iniciou com uma unidade em Araucária (PR), formando a maior fábrica de leveduras do mundo; atualmente, possui duas unidades de produção: em Uberlândia (MG) e São Pedro do Ivaí (PR), sendo esta última uma das principais referências internacionais em biotecnologia para nutrição animal e vegetal, com um total de 13 produtos comerciais e certificação IBD. Estas são divisões agrícolas da Alltech Inc., que desenvolvem soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados, abordando a produção de hortifrutis, grãos e outros.

Através de produtos com alto valor agregado e tecnologias exclusivas nas linhas de Nutrição, Solo, Proteção e Performance, a empresa trabalha apoiando e auxiliando na lucratividade dos produtores rurais, em busca por mais qualidade dos cultivos.

Fundada em 1980, hoje a Alltech® conta com uma equipe global de mais de 6.000 pessoas que compartilham a visão de sustentar e nutrir todos os seres vivos a partir da inovação científica, para uma maior eficiência, melhor rentabilidade e mais sustentabilidade.

 

 

Estudo de caso

 

A empresa tinha como obstáculo impulsionar as exportações e ampliar o capital disponível. Para atender a esse objetivo, era fundamental incluir soluções voltadas para o nicho das produções agrícolas sustentáveis, promovendo uma abordagem proativa dentro desse mercado em crescimento. Diante dessa situação, a empresa reconheceu a vital importância de integrar certificações no projeto, assegurando, assim, a qualidade e a confiabilidade de seus produtos.

O desafio

 

O principal desafio da Alltech® Crop Science era melhorar as exportações, consequentemente, aumentando os lucros e expandindo o capital de giro. Para isso, necessitavam inserir soluções específicas em seu portfólio, mediante o nicho das produções agrícolas sustentáveis, fortalecendo um mindset dentro deste crescente mercado. A partir dessa problemática, a empresa notou a importância de incorporar no projeto certificações que garantissem a qualidade e a confiabilidade de seus produtos.

A escolha pela certificação de Insumo Aprovado serviria, portanto, como um recurso para alcançar alta performance nos mercados mais exigentes. Com o desafio de ampliar a visão e a competência sob o setor, o certificado era uma oportunidade de suporte nos negócios nacionais e internacionais da Alltech® Crop Science.

O processo

 

Após indicações de clientes e avaliações de outras certificadoras, a QIMA IBD foi a empresa escolhida pela Alltech® Crop Science para promover o desenvolvimento de seu projeto. Além dos fatores de segurança, credibilidade e conhecimento, levados em consideração no ato da decisão, as acreditações que a certificadora possui também foram um grande diferencial para esta aliança. Devido a essas acreditações, os responsáveis da antiga Improcrop sentiram-se seguros para iniciar a proposta sugerida, pois uma vez que elas atendiam precisamente às suas necessidades.

A QIMA IBD iniciou o processo de certificação, elucidando as dúvidas dos representantes da Alltech® Crop Science e acertando os últimos detalhes para o fechamento do contrato com a divisão agrícola. Após as auditorias e, consequentemente, concluída a documentação do certificado, as demandas foram supridas com o compromisso de soluções sustentáveis para a agricultura moderna.

Avaliação e implementação

 

As auditorias foram conduzidas por especialistas devidamente certificados e experientes, que realizaram uma minuciosa avaliação da empresa. Isso incluiu a verificação de documentos, a análise do modelo de gestão adotado e a observação direta das operações. Além disso, os colaboradores foram entrevistados sobre suas funções, responsabilidades, atividades diárias e treinamentos.

A certificação oferece um adicional para confirmação de segurança e confiança, que garante aos clientes e parceiros que seus serviços foram inspecionados ao longo de todo o processo de produção.

Para a Alltech® Crop Science, a facilidade da comunicação com a equipe da QIMA IBD e as acreditações possuídas pela certificadora – que supriam os ideais da Alltech – foram os principais pontos positivos para iniciar o processo, bem como a segurança e a responsabilidade em todo o andamento de certificação. Também, o reconhecimento no mercado e o reforço da credibilidade junto aos clientes, foram os atributos e as melhorias mais significativas percebidas pela divisão agrícola.

Resultados

 

Para Ricardo Kesseli, gerente regulatório da Alltech® Crop Science, a parceria entre a empresa e a QIMA IBD foi e ainda é de absoluto sucesso, uma vez que ambas seguem linhas bastante semelhantes no que diz respeito ao meio ambiente. Enquanto a primeira produz soluções sustentáveis aos produtores, a segunda dá suporte para que estas soluções possam alcançar os mercados mais exigentes, tendo como premissa a produção orgânica e sustentável.

“A relação entre a Alltech® Crop Science e a QIMA IBD se desenvolveu ao longo dos anos de forma benéfica e positiva, pois as duas buscam, de forma direta, suprir o mercado e parceiros com soluções sustentáveis para a agricultura moderna. Essa parceria nos trouxe apenas benefícios, uma vez que a certificação de Insumo Aprovado para os nossos produtos alcança mercados específicos e de alta exigência. Dentro desse contexto, buscamos no nosso dia a dia criar tecnologias e desenvolver parceiros que nos acompanhem nessa jornada”, afirma.

O gerente assegura que, desde o início do processo de certificação, houve um notável aumento na demanda pelos produtos orgânicos da empresa, refletindo diretamente nas vendas realizadas. Ricardo destaca: “Ao longo dos anos, registramos um crescimento significativo do nosso portfólio de produtos certificados para uso na produção orgânica”. Segundo sua experiência, os serviços da QIMA IBD são altamente recomendados tanto para indivíduos quanto para empresas que valorizam a produção de alimentos em maior escala e com elevada qualidade, e que têm um compromisso sólido com a sustentabilidade.