Notícias

Consultas

04 dez 2023

Estudo de Caso – Grupo DND garante qualidade com certificação de Insumos Aprovados

O selo da QIMA IBD confia à empresa o padrão de sustentabilidade necessário para se destacar no mercado, ampliando as exportações.

Fundado em 2006, o GRUPO DND é composto pelas divisões: DND Química, DND Águas e DND Agrociência, que tem por objetivo levar soluções inovadoras e de alta performance com insumos para os setores: sucroenergético, industrial, tratamento de águas e agrícola.

A DND Química começou sua trajetória focada em especialidades químicas e biológicas para aprimorar processos nos setores industrial e agrícola, com o objetivo de impulsionar o desempenho. A implementação dos projetos foi concebida com o meio ambiente e as futuras gerações em mente, visando promover a conscientização ambiental e a sustentabilidade entre os colaboradores.

Com sede no município de Barrinha/SP, e sua primeira filial na cidade de São Miguel dos Campos/AL, a empresa trabalha com produtos confiáveis e certificados de acordo com os campos de atuação. Dentre as certificações, destaca-se a de insumos aprovados, atestada pela QIMA IBD, garantindo, assim, um rigoroso padrão de qualidade à marca.

A equipe de colaboradores, que conta com cerca de 90 profissionais, é treinada e capacitada na prestação de consultoria técnica para aplicações de soluções químicas nos mais variados segmentos de mercado. Além disso, o Grupo DND possui frota própria, o que garante a eficiência do atendimento, bem como um departamento exclusivo de pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos, conforme as necessidades dos mais de 350 clientes distribuídos entre a América do Sul, América Central, Ásia e Oceania.

Estudo de caso

 

A DND Química se deparou com uma grande oportunidade e desafio quando se viu diante da crescente demanda por produtos orgânicos na indústria sucroenergética. Inicialmente, a empresa contava com uma certificação de insumos orgânicos para a produção de etanol, porém, essa certificação não englobava a categoria de alimentos.

Diante da necessidade de obter uma qualificação de nível nacional e internacional que comprovasse a organicidade do açúcar que produziam, a empresa se viu motivada a buscar conhecimento e obter as certificações necessárias para atender a essa demanda específica. Esse cenário impulsionou o Grupo DND a tomar medidas significativas em direção à sua adaptação e crescimento no mercado de produtos orgânicos.

O desafio

 

A princípio, a DND Química possuía um único certificado orgânico que contemplava a fabricação de etanol, mas não a categoria alimentícia. Quando as usinas, as quais prestavam serviço, necessitaram de apoio, qualificação e produtos nacionais, até então não existentes, que validassem a organicidade do açúcar produzido, o Grupo DND se propôs a enfrentar o desafio de adentrar nesse mercado dos orgânicos e adquirir os devidos conhecimentos que o setor demandava.

Além disso, segundo o CEO da empresa, Daniel Ferreira, o processo de certificação, os trâmites da cadeia produtiva, as matérias-primas permitidas e as maneiras de trabalhar com os clientes, não haviam sido esclarecidos anteriormente, mesmo a empresa já possuindo um certificado orgânico por outra certificadora. Portanto, esta era uma falha que a DND almejava sanar.

 

 

O processo

 

Após pesquisas na Internet à procura de empresas qualificadas que oferecessem certificados orgânicos de garantia, somado a indicações de clientes e bons feedbacks, a DND Química encontrou a QIMA IBD. “Nossos maiores clientes possuem certificações QIMA IBD, o que facilita o processo comunicativo e de vendas”, afirma Mariana de Souza Bento, Analista da Qualidade no Grupo DND.

Considerando o prestígio global da certificadora e o suporte abrangente oferecido aos parceiros, o Grupo DND optou por estabelecer uma parceria com a QIMA IBD. Ao fazer isso, a DND recebeu uma explanação detalhada sobre o processo de certificação, esclarecendo as principais dúvidas do setor e delineando estratégias para abordar os clientes. Além disso, submeteram-se à proposta que melhor se alinhava à solução do desafio primordial da empresa: demonstrar a excelência dos produtos orgânicos produzidos por ela.

Depois que o Grupo DND optou pela QIMA IBD, uma empresa que desde a auditoria até a documentação se mostrou bastante organizada, tivemos muitos benefícios. Dentre eles, o conhecimento dos procedimentos orgânicos e plataformas, onde e como buscar informações, quem contactar e como proceder, além de aperfeiçoamento interno que nos permitiu uma melhor fabricação, desenvolvimento e até estocagem dos nossos insumos.”

Devidamente certificada, a DND Química destaca seus produtos em eventos, plataformas digitais e materiais impressos, evidenciando o selo IBD como um testemunho de qualidade e compromisso com a sustentabilidade.

Avaliação e implementação

 

Após todo o procedimento avaliativo, presencial e detalhado da empresa, além de uma observação direta das demandas, feitos por auditores capacitados, a DND Química conquistou o seu certificado de Insumos Aprovados. Tal certificação oferece um adicional para confirmação de segurança e confiança, que garante aos clientes e parceiros que seus produtos/serviços foram inspecionados ao longo de todo o processo de produção.

Com quatro anos de parceria, o Grupo DND utiliza o selo Insumos Aprovados IBD em seus produtos e, com a implementação do certificado, a empresa notou melhora nas vendas e na inserção no mercado internacional. Atualmente, todo o ramo de orgânicos é com o auxílio da QIMA IBD, que fornece suporte, soluções e direcionamento à corporação.

Nos produtos destinados ao processo de produção do açúcar, o selo anteriormente mencionado aparece nos produtos: DXD 0900 – DFLOC Clarificante ORG; LMD 0526 – Lubrificante De Massa ORG; EZD 5500 – Enzima Alfa Amilase ORG e EZD 6500 – Enzima Dextranase ORG. Já na fabricação de etanol, a certificação está presente nos produtos: AED 1545 – Antiespumante ORG para fermentação, DFD 1680 – Dispersante ORG e ATD 1520 – Natural Bac Biocide PW ORG e ATD 1530 – Natural Bac Biocide LQ ORG para Fermentação. Por fim, o registro de Insumos Aprovados encontra-se em toda a linha industrial da DND Química.

Todos os itens produzidos pela corporação priorizam a inovação, a tecnologia e a alta performance, sendo elaborados, criteriosamente, de acordo com as necessidades de cada setor, e seguindo, rigorosamente, o Sistema de Gestão da Qualidade, desde a aquisição da matéria-prima até o produto acabado, favorecendo o cumprimento do prazo de entrega e levando segurança e confiabilidade aos clientes.

Resultados

 

Atualmente, a DND Química ostenta um portfólio de 16 insumos aprovados para uso na produção orgânica, sendo 9 deles insumos e 7 fertilizantes. Essa expansão permitiu à empresa alcançar uma presença significativa em diversos países. O CEO, Daniel Ferreira, destaca que, embora o desafio inicial fosse desenvolver insumos aprovados para uso na produção orgânica que atendessem às expectativas dos clientes, a obtenção do certificado IBD abriu as portas para grandes oportunidades no mercado internacional. E completa: “Foi uma virada de chave, pois existe uma DND Química antes e uma após a certificação da QIMA IBD! Depois da certificação de insumos da QIMA IBD, nossa empresa, que já tinha forte presença nacional, se tornou ainda mais reconhecida, especialmente no mercado internacional, o qual não exportávamos muito, mas agora nossa exportação é em larga escala.”

O CEO do Grupo DND alega que, além da amplitude global que a QIMA IBD possui, o seu suporte é o grande diferencial, já que é possível tirar dúvidas pontuais sobre as legislações que regem os mais diferentes mercados de produção orgânica, tanto nacionais quanto internacionais, e que o seu produto orgânico mais vendido é o que contém o selo QIMA IBD.