Prazo padrão, até 15 dias para um retorno a partir da liberação do serviço e, a depender da disponibilidade e tipo de serviço, esse prazo poderá ser reduzido.
Para solicitar uma extensão de validade do seu certificado BR/CE/EU, existem casos excepcionais em que isso é possível, como uma medida temporária até a renovação para outro ciclo. Por exemplo, quando a inspeção não pôde ser realizada por motivos de força maior. Para requisitar a extensão, você deve preencher o formulário de exceção (doc. 5-1-3) com uma justificativa e apresentá-lo ao seu gerente IBD. É importante ressaltar que a apresentação do pedido não garante automaticamente a concessão da extensão. A decisão do IBD será baseada em todos os elementos relevantes. No caso de certificados BR, a extensão não é possível.
Após a inspeção, o processo pode se desdobrar de duas maneiras:
1. Se não houver constatação de não conformidades, a QIMA/IBD tem até 20 dias para emitir a decisão final e, se aplicável, gerar o(s) novo(s) certificado(s) de conformidade.
2. Em caso de constatação de não conformidades, o cliente dispõe de até 30 dias para apresentar as correções e ações corretivas necessárias. A partir do recebimento dessas respostas, a QIMA/IBD tem um prazo de até 15 dias para emitir um parecer. Caso as correções e ações corretivas não sejam suficientes para resolver as não conformidades, será emitida uma Notificação de Não Conformidade, seguindo o procedimento estabelecido.