Notícias

Consultas

03 mar 2020

4 tendências do mundo dos vinhos para 2020

Os experts em vinhos, nacionais e internacionais, fazem suas apostas e sugerem as tendências que irão movimentar o mercado do vinho durante o ano.

Como em todos os inícios de ano, é tempo de especulações. O mundo dos vinhos tem passado por várias transformações ao longo das últimas décadas e em 2020 não será diferente.

Foto: Porto a Porto

Listamos quatro tendências para você ficar atento ao que vem por aí, confira!

1) Vinho sustentável e orgânico

O movimento que preza pelo respeito ao meio ambiente está ganhando cada vez mais força. Os vinhos orgânicos são aqueles que não utilizam substâncias químicas nem no vinhedo nem na adega. Já os biodinâmicos seguem os conceitos orgânicos e ainda levam em consideração aspectos como movimento da lua e dos planetas. Entre alguns produtores que se destacam pelas práticas sustentáveis estão Filipa Pato, DUORUM, Domaine Denis Dubourdieu, Marqués de Tomares, Corbelli e Cantina Cellaro. Quer saber mais sobre o tema? Clica aqui.

2) Novos países produtores

Os consumidores de vinhos adoram novidades e esse ano promete o renascimento de alguns países que, em geral, têm menos destaque na produção vinícola, pelo menos aqui no Brasil. Segundo a agência de pesquisa Wine Intelligence, em 2020 alguns estilos serão resgatados e países como Alemanha, Áustria e Grécia apresentarão novidades que irão agradar grande parte dos consumidores.

3) Embalagens sustentáveis

Antigamente as pessoas olhavam com desconfiança para as screw caps, ou tampas de rosca. Hoje, apostar nesse tipo de vedação para rótulos de consumo entre 4 e 8 anos é uma realidade compatível com o discurso sustentável. Nesse sentido, uma tendência, que ainda está meio tímida no Brasil, são os novos formatos de embalagens, incluindo rótulo e vedação. Os produtores estão propensos aos exemplares que equilibrem o novo e o clássico. A enóloga Filipa Pato, por exemplo, acaba de lançar o vinho Dinâmica, sem cápsula e com rolha de produção orgânica, alinhada a estas propostas.

4) Prosecco Rosé

A publicação norte-americana Wine Spectator, referência quando o assunto é vinho, sugere que uma das tendências é a entrada no mercado do Prosecco Rosé, em 2021, acompanhando os dados que indicam o aumento do consumo de vinhos rosés no mundo. Já tem até apelido, “Rosécco”. A proposta foi da Denominação de Origem Controlada Prosecco, que ainda aguarda a permissão do Ministério da Agricultura da Itália. A uva será a mesma do branco, a Glera (antigamente chamada de Prosecco), mas entra em cena entre 10 e 15% da Pinot Noir, a única tinta que agora é permitida na DOC. Os estilos serão de extremamente seco a levemente doce. Enquanto não chegam por aqui, vamos de rosés tranquilos, português e espanhol: Pouca Roupa Rosé e Numbered Edition.

EVITE O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL

Fonte: Porto a Porto

Imagem: Porto a Porto