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10 jul 2023

Saúde é riqueza: o valor dos alimentos orgânicos está aumentando

A indústria de alimentos orgânicos nos Estados Unidos está se tornando uma atividade multibilionária. Sua empresa do setor alimentício pode se dar ao luxo de não fazer a transição?

No ano passado, as vendas de alimentos orgânicos nos Estados Unidos ultrapassaram US$ 60 bilhões pela primeira vez. A Pesquisa da Indústria Orgânica de 2023, realizada pela Organic Trade Association (OTA), informou que o setor cresceu 4% em relação a 2021, o dobro do crescimento entre 2020 e 2021.

Vamos refletir um pouco sobre esses números.

Mesmo diante dos desafios econômicos, como a inflação crescente e o fim dos juros baixos, os alimentos orgânicos continuam sendo altamente procurados pelos consumidores, apesar de serem vendidos a preços mais elevados devido aos custos associados ao cumprimento rigoroso dos padrões legais. Essa demanda se mantém, mesmo quando outros setores de consumo são afetados, especialmente os itens discricionários.

O relatório da OTA revela que as vendas de produtos orgânicos totalizaram US$ 22 bilhões e representaram 15% de todas as vendas de frutas e vegetais nos EUA no ano passado. As bebidas orgânicas foram a segunda categoria mais forte depois dos produtos frescos, já que um número crescente de jovens tem buscado trocar o álcool por alternativas naturais. As vendas de café orgânico aumentaram 7% em relação ao ano anterior, atingindo quase US$ 2,3 bilhões, enquanto a demanda por ovos e laticínios orgânicos também permaneceu forte. “O orgânico provou que pode resistir a tempestades econômicas de curto prazo”, disse o CEO da OTA, Tom Chapman, na divulgação do relatório em maio.

“Apesar da oscilação de um determinado momento, os americanos continuam a investir em sua saúde pessoal e, cada vez mais, demonstram interesse no meio ambiente. Nesse contexto, os alimentos orgânicos emergem como a resposta ideal.”

Entre 2012 e 2022, o mercado americano de produtos agrícolas orgânicos, ovos, laticínios, frango e carne dobrou, e vemos sinais de que o crescimento nessa categoria só vai acelerar. Os consumidores estão mais conscientes agora do impacto da agricultura moderna no meio ambiente e no bem-estar animal, enquanto há uma ansiedade crescente sobre o impacto de aditivos químicos artificiais e açúcares refinados em nossa saúde física.

Os orgânicos não são mais um nicho de mercado e, mesmo com as condições econômicas piorando no ano passado, os compradores de supermercados ainda procuram produtos e marcas que afirmam ser cultivados ou cultivados de forma mais natural.  

Quanto vale um rótulo?

 

Em consonância com essa tendência e com o objetivo de impulsionar o cultivo de alimentos orgânicos e sustentáveis nos EUA e além de suas fronteiras, a QIMA, uma empresa global de certificação de conformidade da cadeia de suprimentos, adquiriu em 2021 a IBD, a maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina. Agora, como resultado dessa expansão, o grupo tem a capacidade de oferecer certificação de segurança dos alimentos e serviços de auditoria tanto para empresas alimentícias quanto para o setor agrícola por meio de sua divisão QIMA WQS. Além disso, a empresa está preparada para atender à crescente demanda por certificados orgânicos e de sustentabilidade independentes e reconhecidos em nível global.

O Selo Orgânico IBD atende às normas dos EUA, União Europeia e Brasil, com um equivalente canadense também.  

“Os consumidores estão se tornando cada vez mais criteriosos e exigentes em relação à transparência, segurança e sustentabilidade dos produtos que consomem, sendo isso particularmente evidente no setor de alimentos orgânicos. O valor e a integridade por trás dos processos de certificação orgânica estão se tornando mais reconhecidos e significativos. As certificações de terceiros também provaram ser eficazes para conquistar a fidelidade do cliente e promover a lucratividade de longo prazo na indústria de alimentos”, diz Alexandre Harkaly, Diretor de Integração Estratégica da QIMA IBD.

Os consumidores mais experientes têm total consciência disso. 

A fim de atrair esse grupo em constante crescimento, os produtos alimentícios devem exibir de forma evidente certificações relevantes de terceiros, como USDA Organic, Canada Organic ou Regenerative Organic Certified (ROC), na parte externa da embalagem.

Os rótulos USDA Organic e Canada Organic indicam que o alimento ou bebida foi produzido por meio de métodos que promovem o equilíbrio ecológico e conservam a biodiversidade. Fertilizantes sintéticos, lodo de esgoto, irradiação e engenharia genética não podem ser utilizados. O ROC é uma certificação relativamente nova e ambiciosa que exige padrões ainda mais altos para a saúde do solo, bem-estar animal e justiça do trabalhador rural, buscando a tomada de decisões que se inspira no contexto único da terra, plantas, animais e fazendeiro. A QIMA IBD oferece essa solução no Brasil e está pronta para expandir o serviço para outros mercados.  

 Alimentos ‘limpos’ desafiam a inflação

 

Um relatório da GlobalData chamado ‘Clean Label in Consumer’, publicado em abril, diz que os clientes confiam nesses rótulos credenciados independentemente para validar as credenciais “melhores para você” e “melhores para o planeta” que procuram. O relatório define um produto de clean label – rótulo limpo, em tradução livre – como aquele que contém todos ou quase todos os ingredientes naturais, não é processado e/ou contém principalmente ingredientes produzidos organicamente.

Seus autores projetam que esse mercado continuará crescendo até 2027 a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 4,4%.

O relatório GlobalData Clean Label diz: “Mesmo no atual clima macroeconômico em que os consumidores estão cada vez mais comprometendo seus hábitos de consumo habituais devido à inflação, a saúde e o bem-estar continuam acima da tendência fácil e acessível que vem em segundo lugar.”

Mas adverte que os parâmetros do que constitui um produto clean label são subjetivos, o que significa que as marcas devem interpretar quais são os atributos mais importantes para seus produtos específicos, de acordo com as expectativas do consumidor.

“Para as marcas que investem no tema clean label, é importante que as informações do produto na embalagem identifiquem facilmente seus recursos e atributos”, diz o relatório.

Sem atalhos

 

Para ter acesso a esses rótulos, existem certos requisitos que, no passado, tornaram a transição para práticas de agricultura orgânica um desafio quase intransponível. De acordo com o Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas do USDA, o número de fazendas orgânicas não certificadas nos EUA em transição ativa para a produção orgânica caiu quase 71% desde 2008.

As dificuldades de conversão incluem fatores como os agricultores terem que manejar suas terras por três anos sem usar insumos proibidos. Menos de 1% das terras agrícolas na América do Norte são cultivadas de acordo com os padrões orgânicos nacionais.

Mas o governo Biden quer mudar as coisas e está começando a falar menos a agir mais. Um investimento federal histórico anunciado no verão passado disponibilizará US$ 300 bilhões para agricultores e produtores por meio do programa Organic Transition Initiative, um esforço de várias agências para acelerar o mercado orgânico dos EUA. O Departamento de Agricultura dos EUA afirmou que fornecerá assistência técnica específica para orgânicos, orientação, desenvolvimento de mercado e atualizações para programas agrícolas do USDA para conservação, seguro de colheita e programas de certificação de custos compartilhados.

“O USDA e seus parceiros trabalharam rapidamente para estabelecer uma rede robusta de parceiros em todos os estados e incentivamos mentores orgânicos e agricultores em transição a entrar em contato com essas organizações para começar”, disse a subsecretária de marketing e programas regulatórios do USDA, Jenny Lester Moffitt.

“A produção orgânica é uma parte vital da Iniciativa de Transformação do Sistema Alimentar do USDA, trazendo novas oportunidades para produtores em todo o país.”

O plano de Biden

 

O Transition to Organic Partnership Program (TOPP) inclui seis regiões: Centro-Atlântico/Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, Planícies, Noroeste e Oeste/Sudoeste. Até US$ 100 milhões serão doados para organizações sem fins lucrativos ao longo de cinco anos para fornecer assistência técnica e educacional e suporte abrangente para a transição e para os agricultores orgânicos existentes.

“Na QIMA IBD, estamos acompanhando de perto esta ambiciosa iniciativa federal. Acreditamos que os padrões orgânicos na agricultura e na pecuária podem eventualmente ser implementados em novos regulamentos para todas as práticas agrícolas, à medida que os riscos ambientais e humanos decorrentes das mudanças climáticas se tornam mais tangíveis. Ir além para preservar a saúde do solo e economizar água deve ser o objetivo de todos os agricultores, pois a segurança alimentar local está em jogo”, diz Harkaly.

“As políticas do governo podem ir mais longe no apoio aos EUA para criar sistemas robustos de alimentos orgânicos, mas o programa TOPP do presidente Biden é certamente um marco.”