Notícias

Consultas

22 set 2022

Spirulina, o Alimento do Milênio

Na Paraíba, Fazenda Tamanduá é referência mundial na produção desta microalga

Por Eduardo Waack

Considerada o alimento do futuro pela Organização Mundial da Saúde, em 1974, por conter mais de 50 nutrientes fundamentais para o organismo, a spirulina continua sendo uma ilustre desconhecida para a grande maioria dos brasileiros. Sua origem confunde-se com a própria origem da humanidade, é uma história de 3,5 bilhões de anos. Ela é o organismo vivo com maior capacidade de fotossíntese, é energia vital concentrada em pó. Há milênios os povos nativos da América e da África já se alimentavam desta microalga de água doce, de coloração azul esverdeada pertencente ao gênero das cianobactérias.

Os astecas a chamavam de tecuitlatl. Bernal Diaz del Castillo, integrante da comitiva de Cortez e um dos primeiros espanhóis a entrar em Tenochtitlán, a capital asteca, registrou em suas memórias, a respeito da spirulina colhida no Lago Texcoco: “…pescadores y otros vendían unos panecillos que hacen de una como lama que cogen de aquella gran laguna, que se cuaja y hacen panes de ello que tienen un sabor a manera de queso”. Os Kanembu a colhem no Lago Chade, que banha Níger, Camarões, Nigéria e Chade, transformando-a em bolos que secam ao sol chamados dihé.

É sabido que a alimentação industrializada adoece e mata 85% dos habitantes do planeta. 95% do que se ingere na alimentação atual está morto ou não tem vida. O ser humano vive um dilema. De um lado os apelos do mundo moderno, onde a saúde é exaurida na busca insana pelas benesses do sistema. De outro, manter a paz interior, a consciência tranquila, o corpo e a mente sãos, e mesmo assim trabalhar dia e noite para pagar as contas ao final do mês. Muitos buscam uma vida alternativa como forma de manter a independência. Neste contexto, a spirulina é uma grande aliada.

Poderoso recurso para a imunidade, além de rica em aminoácidos, vitaminas essenciais e minerais, como adaptogênico ela tem ação desintoxicante, e limpa as toxinas do nosso intestino e do nosso sangue. É depurativa, antioxidante, combate os radicais livres, tem ação anti-inflamatória. Tem efeito anabólico, ajudando a construir novos tecidos e é imunomoduladora, ou seja, equilibra o sistema de defesa. Ela é probiótica, restaurando e protegendo a flora intestinal. Tem também ação prebiótica, funciona como se fosse um fruto-oligossacarídeo, que alimenta a flora intestinal.

Biorreatores para cultura da spirulina na Fazenda Tamanduá

O seu uso regular, diário, produz uma redução dos gases intestinais e elimina odores ruins e pútridos, reduzindo a fermentação. Alimento poderoso e completo, combate o envelhecimento e a destruição prematura das células. Contribui até mesmo para o controle do peso corporal, porque promove a saciedade ao ser ingerida um pouco antes da refeição. Ela equilibra o PH intracelular e aumenta a oxigenação das células. Ao mesmo tempo, é excelente para atletas e treinados, ao repor o desgaste muscular e metabólico. Rica em clorofila e proteínas, ela tem 37% mais proteína que a soja e 49% mais que a carne bovina.

Segundo o Dr. Márcio Bontempo, “não podemos usar qualquer spirulina. Existem spirulinas tóxicas, e este é um problema. Ela é um tipo de limo, e como tal absorve os elementos da água onde se desenvolve. Se esta água for pura, não há problema, mas se ela for poluída, a spirulina tende a absorver bactérias, fungos, metais pesados, agrotóxicos e toxinas. Portanto, ela deve ser orgânica e certificada, senão pode fazer muito mal à saúde. O mercado está cheio de spirulina em pó, vendida em casas de produtos naturais e na internet, e não é porque é importado ou de outros países que você pode ter certeza que esses produtos caros são puros. Há também a questão da spirulina falsa. Como ela é muito rica em nutrientes, eles são extraídos para o comércio no mercado. Paga-se um alto preço pela ficoeritrina, pela ficocianina (utilizadas para fazer pigmentos comerciais e industriais, para a confecção de suplementos). Eu indico apenas a spirulina da Fazenda Tamanduá, duplamente certificada, pelo Instituto Biodinâmico (IBD) e Orgânico. Não compre qualquer spirulina, não acredite em qualquer marca.

Bontempo, cujos livros já venderam mais de 1,2 milhões de exemplares, foi o primeiro médico brasileiro a denunciar os perigos dos agrotóxicos e dos aditivos artificiais nos alimentos, em seu precioso livro “Relatório Orion”, publicado com grande sucesso pela LP&M Editores em 1985. Em março deste ano publicou o livro “Spirulina, a incrível microalga da saúde e da imunidade”.

No Brasil, a Fazenda Tamanduá é referência no estudo, produção e comercialização da spirulina. Localizada a 7°S do Equador, no sertão da Paraíba, com uma vegetação de caatinga e 3.000 hectares, seu peculiar regime de chuvas alterna oito meses de seca e quatro de chuvas. A tecnóloga em alimentos e mestra em sistemas agroindustriais Mônica Guedes complementa: “Aproveitando a localização da Fazenda Tamanduá na região que possui a maior insolação do Brasil, implantamos a produção de spirulina biodinâmica, com produção diária. A sua qualidade é louvada no Brasil todo, pois a spirulina é um alimento rico em vitaminas e minerais, que a cada dia ganha mais espaço na alimentação das pessoas devido aos seus muitos benefícios comprovados, com elevado teor de antioxidantes, responsável por fortalecer o sistema imunológico evitando problemas decorrentes da baixa imunidade. O grande diferencial da Fazenda Tamanduá é oferecer uma spirulina pura, orgânica e biodinâmica”.

Mônica alerta: “A spirulina possui em sua composição mais de 2% de ficocianina (uma proteína pigmento, com ação antioxidante, que combate os radicais livres que atacam as células). Essa proteína quando isolada é utilizada em indústrias alimentícias ou farmacêuticas; possui um alto valor agregado, sendo comercializada até a US$ 1.500 por micrograma a depender do grau de pureza. Por isso, muitos produtores efetuam a extração total ou parcial da ficocianina, oferecendo um produto adulterado com obviamente menos eficiência, mas de maneira imperceptível, pois somente análise pode comprovar sua presença. Estudo realizado este ano pela UNIFESP comprovou que o rendimento de extração do pigmento ficocianina com potencial bioativo da Fazenda Tamanduá foi maior comparado a outras duas marcas comerciais disponíveis no mercado. Isso se deve ao ótimo método de cultivo aliado a um excelente controle de qualidade, levando ao consumidor um produto com suas propriedades integrais.”

Aos interessados em conhecer melhor ou adquirir a única spirulina biodinâmica certificada do Brasil, basta escrever para sac@fazendatamandua.com.br ou acessar o site www.fazendatamandua.com.br. Se desejar, pode entrar em contato pelos telefones (83) 4062-9770 ou (83) 99406-2709. A Fazenda Tamanduá também está presente no Instagram, Facebook e YouTube. Nós recomendamos, por fazer uso e comprovar os inúmeros benefícios deste superalimento